quinta-feira, 7 de julho de 2011

Falando um pouco sobre Jailbreak

Muitas pessoas tem duvidas sobre o Jailbreak, como se ele é ilegal, como fazer, se vale a pena, e aqui vou esclarecer algumas coisas sobre esse processo, que nasceu com uma função e hoje já lança tendencias para o iOS.

O que é o Jailbreak?

O Jailbreak é um jeito de "fugir da prisão" que a App Store nos coloca, podendo com ele instalar o que a Apple não deixa entrar na sua loja de Apps. Quando ele surgiu foi para podermos usar o iPhone fora dos EUA, porém hoje ele já é usado para varias outras coisas, até nos iPods Touch e iPads.

Mas é ilegal? 

Embora a Apple não goste do Jailbreak, e não recomenda fazer, ele não é ilegal. Os defensores do Jailbreak ganharam a disputa com a ideia de "comprei meu iDevice, porque não posso colocar o que quiser?".

Porem muitas pessoas usam o Jailbreak para instalar Apps pagos sem pagar, e isso é pirataria.

Mas porque a Apple não gosta então?

Pois um dos pontos fortes dos produtos da Apple é que não existem vírus para eles (iDevices), mas como no Cydia não é a Apple que decide o que entra ou não, ou seja, podem existir pessoas com softwares maliciosos, mas isso só vai acontecer se você sair baixando tudo no Cydia.


E como fica a garantia?

Como a Apple não gosta do Jailbreak ao faze-lo você perde a garantia, mas ele pode ser retirado de uma forma fácil.

Mas o que é esse Cydia?

O Cydia é como a App Store do Jailbreak, onde você baixa o que a Apple não deixa entrar na sua loja oficial.

Como fazer o Jailbreak?

   - Jeito difícil: 

Existem 3 principais programas para fazer Jailbreak, todos são parecidos, mas atualmente eles são mais complicados comparados com o próximo.

   - Jeito fácil: 

O jeito fácil é o JailbreakMe, leia sobre ele aqui.

  - Qual a diferença entre esses tipos?
A diferença entre o JailbreakMe e os outros é que com ele basta acessar um site pelo iDevice e instalar o Cydia. A diferença entre os outros pode ser vista no vídeo abaixo, feito pela MacWorld Brasil.




Vale a pena fazer Jailbreak?


Na minha opinião vale, pois grandes novidades surgem primeiro no Cydia, por exemplo as notificações que virão no iOS 5 e a sincronização via WiFi que também vira no iOS 5, são ideias que já estão no Cydia. Então ate para a Apple é importante que o Jailbreak exista.


Eu acho que falei o mais importante, qualquer duvida deixem um comentário que respondo ou atualizo o post. E como vocês já sabem, duvidas e sugestões, iblog.app@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário