domingo, 25 de setembro de 2011

Integração do Twitter no iOS 5

O Twitter é, atualmente, uma das três maiores redes sociais, e não é raro ver varios tuítes "via Twitter for iPhone", ou até "Twitter for BlackBerry" e claro "Twitter for Android", afinal essa rede tem tudo a ver com mobilidade. Então muitos celulares já estão vindo com integração com o Twitter, e o iPhone e outros iDevices digoipodeipad tinham essa integração por causa dos Apps de Twitter que podem ser baixados pela App Store, mas agora com o iOS 5 o próprio sistema vem com uma opção de tuitar o que você esta vendo, fazendo e onde.

Mas como vai ser essa integração? Eu explico, primeiramente, tudo começa no Ajustes do iDevice, onde temos agora uma "aba" nativa, que é a do Twitter, e fica junto com as dos Apps nativos, como na imagem:


Ai podemos logar com nossa conta, ou até mais de uma conta, e também podemos baixar o App do Twitter por aqui, pois ele continua sendo necessário, ou seja, para usufruir das novas funções que vou falar você precisara ter o App oficial do Twitter do seu iDevice, mas ainda sera possível baixar outros Apps para acessar a rede social se for de sua escolha.


Na foto acima é possível ver que estão logadas duas contas (a de baixo esta apagada por privacidade já que a conta nem é minha). Outra coisa que podemos ver na foto é o "Atualizar Contatos", que "usará os endereços de e-mail e os números de telefone dos seus contatos para adicionar nomes e fotos de usuários do Twitter aos suas cartões de contatos" como esta escrito logo ali na imagem.

Mas onde poderemos usar o Twitter? E como? Até agora eu descobri quatro Apps que tem integração com o Twitter, e em todos podemos tuitar o que estamos fazendo e colocar "em anexo" algo daquele App. Vou começar mostrando no Safari, numa situação em que você esta em um site qualquer, como o iBlog.app, e quer tuitar esse site para todos verem, antigamente era preciso copiar o link, sair do Safari e ir até o App do Twitter e la colar o site e tuitar, agora basta clicar no retângulo com uma seta que fica em baixo da tela no meio e selecionar a opção "Tuitar".


Depois disso ira aparece um balãozinho e o teclado para você digitar o tuíte e também aparecera o site que você quer mandar, vejam na próxima foto:


Para o App Fotos é a mesmo coisa, basta estar na foto, abrir as opções e selecionar "Tuitar". Porém a imagem vai aparecer como um link.


Para compartilhar um ponto do mapa porém é um pouco diferente, primeiro você encontra o ponto que quer compartilhar, clica no alfinete e vai aparecer o nome do lugar com uma seta azul do lado, clique nessa seta e selecione "Compart. Mapa", agora em "Tuíte".


Aparecera o balão e o teclado como nos outros exemplos.


Por fim podemos tuitar os videos que estamos vendo no Youtube, mas essa opção só é valida para o App Youtube Nativo, e tem um truque, pois para acessar as opções pelo "retângulo com a setinha" a tela precisa estar na horizontal deitada. Mas é a mesma coisa.




Caso eu encontre mais algum App com essa função eu comento aqui, e também é possível que a Apple deixe os desenvolvedores colocar essa função em seus Apps, então podemos esperar bastante dela ainda.

Duvidas e sugestões, iblog.app@hotmail.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário